INFORMAÇÕES ÚTEIS


 

Assessoria Profissional

Qualquer que seja a sua decisão de compra, imóvel pronto ou em construção, procure a ajuda de um profissional de sua confiança; seja ele um corretor de imóveis com registro no CRECI ou um advogado da área imobiliária.
Essa assessoria poderá se dar através de uma empresa do ramo imobiliário ou de um profissional autônomo, que irão ajudá-lo a obter informações claras quanto aos aspectos financeiros, jurídicos e sobre outras obras entregues pela empresa vendedora.
Um bom profissional, com certeza, saberá orientá-lo de forma decisiva, diminuindo os riscos no processo de aquisição de seu imóvel. Pense bem, por mais que isso possa parecer um investimento desnecessário, você terá muitos benefícios.

Adquirir um imóvel pronto, novo ou usado

- A propriedade do imóvel deve estar regularizada (a escritura em nome do vendedor deve estar registrada no Cartório de Registro de Imóveis);
- O IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano e as taxas de água, esgoto, energia elétrica e condomínio, se for o caso, devem estar em dia;
- O proprietário do imóvel não pode estar impedido legalmente de vendê-lo (por exemplo, quando os seus bens se tornam indisponíveis por determinação judicial);
- O imóvel deve estar livre da incidência de ônus reais (penhora, por exemplo);
- Além do Imposto de Transmissão de Propriedade (ITBI), você pagará as taxas exigidas para que a escritura seja lavrada (redigida) no Cartório de Ofício de Notas e para registro no Cartório de Registro de Imóveis.

DICAS NA HORA DE VENDER SEU IMÓVEL

Na avaliação deixe o corretor ajudá-lo sugerindo um preço justo, evite pedir um preço muito alto, planejando abaixar depois, levará mais tempo para o imóvel ser vendido, o que acarretara mais custos e os prováveis compradores vão perdendo o interesse.

Para a apresentação do imóvel, procurar conservá-lo sempre limpo e bem cuidado, principalmente em relação a pintura.

Para a demonstração o corretor terá a responsabilidade de fazer uma pré seleção dos compradores, sabendo o que ele procura, se depende de financiamento bancário e outros para adquirir o bem , proporcionando principalmente segurança nestas visitas.

Negociações exigem habilidades , treinamento e experiência, portanto assessoria de um corretor é imprescindível, pois o envolvimento direto proprietário/ comprador provoca emoções que prejudicam a habilidade de negociar e freqüentemente acabam em más negociações.

Documentação correta, assegure-se de quais atos precisam ser feitos e pagos. Saiba qual documentação deverá ser apresentada para concretizar a venda e como as restrições contratuais e de zoneamento locais podem afetar a transação.

Vale a pena ressaltar , que o proprietário quando contrata uma imobiliária não terá despesa alguma com divulgação da venda de seu imóvel, ficando todas por conta da imobiliária contratada, ou seja em jornais, internet, revista, placas e oportunidade de parcerias entre imobiliárias, sendo devida apenas a comissão de venda estipulada , somente quando vendido o imóvel.
 

Durante e Depois da Compra

É aconselhável que o negócio seja feito por uma imobiliária, através de um corretor de imóveis. Nada melhor do que estar bem assessorado na hora de realizar um negócio.

O sinal deve ser simbólico, apenas para assegurar a compra.

A documentação correta é a principal arma para garantir a segurança do comprador. Existe uma série de documentos que o comprador deve exigir.

De posse de toda documentação, o pagamento pode ser integralizado.

Se o imóvel nunca tiver sido habitado, o comprador deve solicitar a planta hidráulica e elétrica, que normalmente encontra-se em poder do síndico.

Para ser proprietário de fato do imóvel, falta a última e mais importante etapa: encaminhar a elaboração da escritura ao escrevente do Cartório de Notas e registrar o imóvel no Cartório de Registro de Imóveis. Somente após o registro obtém-se o direito real sobre o imóvel, segundo a Lei 4.591, de 1964. Com o imóvel registrado, pode-se efetuar a transferência do IPTU para o nome do novo proprietário.

Depois da Compra - A dica é única: Por pelo menos por dez anos, para precaver-se de eventuais e inoportunas surpresas, guarde as certidões negativas.

Para adquirir um terreno

O terreno deve estar com a documentação regularizada (a escritura deve estar registrada no Cartório de Registro de Imóveis);
O IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano e as taxas de água, esgoto, energia elétrica e condomínio, se for o caso, devem estar em dia;
O proprietário do imóvel não pode estar impedido legalmente de vendê-lo (por exemplo, quando os seus bens se tornam indisponíveis por determinação judicial);
O imóvel deve estar livre da incidência de ônus reais (penhora, por exemplo);
Além do Imposto de Transmissão de Propriedade (ITBI), você pagará as taxas exigidas para que a escritura seja lavrada (redigida) no Cartório de Ofício de Notas e para registro no Cartório de Registro de Imóveis.

Reformar ou ampliar um imóvel

Você deve ter um projeto da obra a ser executada, com o respectivo orçamento;
O cronograma de execução deve ser compatível com o prazo previsto para a conclusão e com os recursos disponíveis;
Será exigido um Alvará de Construção, expedido pela Prefeitura Municipal e matrícula da obra no INSS, no caso de ampliação;
Se o seu projeto for de ampliação do imóvel, você pagará os encargos sociais (INSS) e trabalhistas (FGTS) sobre a mão-de-obra contratada;
Quando a ampliação estiver concluída, você deverá solicitar ao Cartório de Registro de Imóveis a averbação da obra, ou seja, ela deverá ser registrada junto à matrícula do imóvel. Observe que, assim como na construção, você deverá pagar as taxas cartorárias exigidas.

 
 
 
 
 

JBOSCO EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS - CRECI 392J

Av. Godofredo Maciel, 2290 - Loja 10 - Maraponga - E-mail: jbosco@jbosco.com.br

Fones: (85) 3467.0701 / 296.9090 / Celular:(85) 9981.4619 (Tim ) - 8811.4619 (Oi)